COMO PRODUZIR EVENTOS PODE AJUDAR SUA EMPRESA OU CARREIRA

 

Produzir eventos como parte da estratégia de marketing de uma empresa é visto, em geral, como uma possibilidade de melhorar o reconhecimento de marca, consolidar um posicionamento e criar uma comunidade ao redor, fatores que são valiosos por si só. No entanto, há dois aspectos que fogem um pouco da tradição para colocarmos na equação. O primeiro deles é o modelo de trabalho que diversas empresas vêm aplicando: o Marketing Digital como parte essencial da aquisição de clientes da empresa. É um modelo que traz muitas vantagens e que em geral diminui os custos, mas que também acaba criando um distanciamento entre a empresa e o cliente, já que boa parte do relacionamento acontece de maneira online.

É comum que alguns potenciais clientes acabem não comprando justamente por falta desse contato presencial e dessa relação de confiança que é mais facilmente estabelecida no corpo a corpo. Também pode acontecer dessa distância de relacionamento influenciar quem já é cliente: alguém que poderia ficar mais tempo e renovar o uso de seu produto ou serviço acabam saindo antes e impedindo sua empresa de lucrar mais. Para a maioria dos casos sabemos que a distância não é problema, mas sabemos que sim, há impacto.

Há ainda o segundo aspecto relevante: vivemos tempos de contração econômica e nessas horas é muito comum que as empresas procurem cortar seus custos, sendo a área de Marketing uma das mais afetadas. A consequência é a necessidade de ser cada vez mais necessário também comprovar resultados concretos através do fechamento de oportunidades de negócio, retenção e upsell a clientes atuais.

Atualmente, cada vez mais empresas incluem a realização de eventos em suas estratégias de marketing e coletam resultados excelentes! No âmbito empresarial, existem  objetivos macro que são mais comuns para isso:

  1. Aumento da receita da empresa através de mais oportunidades de negócios que foram geradas ao time de vendas e que se convertem em faturamento em ciclos de venda reduzidos;
  2. Aumento da receita da empresa através do aumento do ticket médio e maior taxa de retenção entre os clientes atuais. Para a escolha do objetivo e o conceito do seu evento, diversos fatores devem influenciar na decisão.
  3. Fator inovação: quanto maior o fator inovação do seu produto, serviço ou mercado, mais relevante será a exposição de conteúdo no seu evento.
  4. Fator penetração de mercado: grandes empresas que possuem grandes fatias do mercado costumam obter melhores resultados ao realizar eventos mais voltados ao relacionamento, retenção e aumento do ticket médio. Principalmente por haver menor necessidade de educar o mercado.

Tendo em mente cada um desses fatores e adaptando-os à sua realidade, cabe a você decidir o que será melhor para conseguir aumentar a receita da sua empresa.

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